Pin It button on image hover

Tarte de Pêra em Creme de Limão

Daquelas tartes que não resistimos a repetir vezes sem conta...





1 embalagem de massa quebrada
3 ou 4 pêras
50 g de açúcar
60 g de manteiga de vaca Tété, amolecida
2 ovos
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
Raspas e sumo de 1 limão
55 g de farinha para bolos
1 pitada de fermento em pó
1 pitada de flor de sal

Ingredientes adicionais:
1 clara de ovo, para pincelar a massa
2 colheres de sopa de açúcar granulado para polvilhar a tarte
Açúcar em pó






Descasque as pêras e corte-as ao meio, retirando o caroço.
Coloque-as num tachinho e cubra com vinho branco (convém que seja um de boa qualidade). Junte 100 g de açúcar e um favo de baunilha. Ferva e depois reduza o lume até que fiquem tenras. Retire e reserve até que arrefeçam completamente.
Unte uma forma redonda de fundo amovível com manteiga e cubra com a massa quebrada retirando o excesso de massa. Pique com um garfo, cubra com película aderente e leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Retire a forma do frigorífico e cubra com um pedaço de folha de alumínio e sobre ela feijão seco.
Leve ao forno na prateleira do meio, por cerca de 15 minutos. Retire os pesos assim como a folha de alumínio e pincela a massa com a clara de ovo. Leve de novo ao forno por mais 5 minutos. Retire do forno e desenforme e deixe que arrefeça sobre uma grade.
Aumente agora o forno para 190º e baixe a prateleira do forno para baixo.
Retire as pêras da calda e seque-as em papel absorvente, e reserve.
Bata a manteiga como açúcar até conseguir uma mistura cremosa. Adicione depois os ovos e o extracto de baunilha e bata bem para misturar. Misture e envolva as raspas e o sumo do limão.
Peneire a farinha com o fermento e o sal e adicione-o à mistura de ovos mas apenas envolvendo delicadamente. Deite a mistura na massa quebrada e mergulhe nela as pêras mas sem as cobrir completamente.
Leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno e polvilhe com 2 colheres de sopa de açúcar granulado. Leve de novo ao forno,na prateleira de cima, por mais 10/15 minutos ou até a crosta ficar escurinha e a fruta caramelizada.
Retire e, com a ajuda de um maçarico, queime mais um pouco as pêras de forma a ganharem um tom mais rústico e dourado. Pouco antes de servir, polvilhe a torta com açúcar em pó.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!