Pin It button on image hover

Leite de Avelã Caseiro (Chufamix)

Desde que descobri o Chufamix, que fiquei logo muito curiosa e sobretudo desejosa de o experimentar. Trata-se de um espremedor não eléctrico, de sementes, frutos secos, cereais e vegetais.
De uso simples e muito pratico, é um utensílio de cozinha multi-funcional que vai permitir-vos elaborar deliciosas bebidas vegetais naturais de uma forma simples, económica, e saudável. Podem assim ter sempre à mão, bebidas de frutos secos, bebidas vegetais de cereais e sementes, batidos de frutos, cocktails, sumos vegetais... da natureza directamente para o nosso corpo.

Só posso dizer que adorei, e estou muito feliz com esta minha nova aquisição pois, de forma muito simples, consigo mesmo tirar o máximo partido de frutos secos como a amêndoa, a avelã (receita de hoje) mas também da soja, arroz, cânhamo, etc. e conseguir assim, uma deliciosa bebida vegetal.

Em Portugal, podem adquiri-lo através do site "Loja da água by Ribablue" e ali encontram também um pdf ,de receitas chufamix que podem descarregar gratuitamente.




Hoje como disse e para o estrear, trago-vos a receita de como fazer em casa a vossa bebida de avelã:

2 cháv. de avelãs, torradas e sem pele
4 cháv. de água
1 pitada de flor de sal
½ favo de baunilha, raspa (opcional)
2 c. de chá.de maple syrup ou mel






Comece por assar as avelãs:
Ligue o forno a 170º graus C. , espalhe as avelãs no tabuleiro do forno, numa única camada.Coloque no centro do forno e deixe assar por 8 a 10 minutos. Deixe-as arrefecer e de seguida retire o máximo de pele possível.
Transfira para um jarro e adicione água de modo a que as avelãs fiquem completamente submersas.
Cubra ou tape e deixe descansar durante a noite, à temperatura ambiente.
No dia seguinte, escorra e lave as avelãs. Transferir para o chufamix assim como a raspa do interior da baunilha, juntamente com a água...


Triture até ficar homogéneo e cremoso.

Adicionar o adoçante escolhido (opcional) e está pronto a beber.
 

O restante colocar em frascos ou recipiente hermético e guarde no frigorífico, no máximo por 4-5 dias. A parte sólida que fica no filtro (foto abaixo) podem guardar e usar depois em biscoitos, bolos, saladas, quiches etc.


Espero que tenham gostado.
Beijinho e bom resto de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!