Pin It button on image hover

Acelgas Salteadas

Hoje, trago-vos uma receita que não podia ser mais simples e com um ingrediente, infelizmente pouco usado na nossa cozinha: A acelga 

Legume de folha verde e cientificamente conhecida como Beta Vulgaris, tem um talo crocante e espesso ao qual as folhas se encontram anexadas, podendo ser lisas ou enrugadas, dependendo da variedade. O pedúnculo, que pode medir quase dois metros de comprimento, vem como uma grande variedade de cores, entre branco, vermelho, amarelo ou laranja. Surgem por vezes em alguns mercados molhos de múltiplas variedades a que chama “acelgas arco-íris”.
Pertence à mesma família da beterraba e dos espinafres e partilha o mesmo perfil de sabor: tem a amargura da beterraba e o teor ligeiramente salgado das folhas de espinafre. Tanto o caule como as folhas da acelga são comestíveis, embora os caules variem em textura, com os brancos a serem os mais tenros. É um dos legumes mais completos para a nutrição humana, possuindo uma lista verdadeiramente impressionante de nutrientes...








2 ramos de acelgas
2 dentes de alho picados
1 c. de sopa de vinagre balsâmico Ponti
Azeite
Sal e pimenta moída q.b.
Ovos (opcional)






Lave bem e uma a uma, as folhas de acelga. Corte os caules transversalmente e em pedaços, e as folhas em pedaços também.
Numa frigideira com um fio de azeite comece por colocar primeiro os talos e cozinhe até começar a amolecer, cerca de 4 minutos. Adicionar depois as folhas, e os alhos picados. Reduza o lume e cozinhe até ficar macio, de 6 a 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
Junte o vinagre balsâmico e tempere de sal e pimenta. (eu juntei um ovo, mas podem servir apenas o salteado).

Sirva de imediato!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!