Pin It button on image hover

Sopa de Abóbora e Beldroegas

Com um saco enorme de beldroegas para gastar, há que arranjar formas de lhe dar uso para além das saladas, como a que trouxe aqui ontem e de que agora não prescindimos.

"Esta planta, profundamente enraizada no Sul do País (sobretudo no Algarve e Alentejo), era usada com frequência na alimentação por gerações anteriores, mas actualmente ameaça cair em desuso. O que poucos sabem é que, se for consumida diariamente em saladas, sopas ou guisados – defende a coordenadora do Laboratório de Química dos Alimentos, Isabel Saraiva de Carvalho, “pode prevenir o colesterol e a diabetes”. “A beldroega é a planta terrestre mais rica em ácidos gordos omega 3”, refere a professora auxiliar da UALG, que explica a necessidade de haver um equilíbrio entre o consumo de omega 6 e de omega 3, o que não acontece na alimentação actual. “Esta planta tem uma espécie de sistema alternativo. O omega 6 é a gordura que vem, por exemplo, do azeite e é extremamente benéfico, ninguém duvida. Trata-se de uma gordura poliinsaturada. Mas a questão, e é isso que tentamos provar, é que o consumo do omega 6 por si só não é solução. É o balanço dos dois (omega3 e 6) que importa”, defende. Este óleo essencial também está presente no peixe de água fria, mas a planta é mais fácil de consumir, na forma de saladas, chás ou sopas. “Acreditamos que este consumo é importante para que o balanço entre o omega 6 e o omega 3 volte a ser equilibrado. O omega 3 ficou esquecido”, diz a investigadora que, há quatro anos, e na sequência de um rastreio feito a outras plantas, como o espinafre ou o agrião, percebeu que “a beldroega tem valores muito superiores”. "É BENÉFICA PARA A SAÚDE E SABE BEM"
Texto retirado daqui

Por tudo isto. acho que é mais que justo trazer aqui para o blogue, receitas tendo como um dos ingredientes principais a Beldroega.
Espero que gostem da receita de hoje:

Sopa de Abóbora e Beldroegas




200 g de abóbora, em cubos
1 mão cheia de ramos de beldroegas
1 nabo, em cubos
2 cenouras, ás rodelas
1 cebola, em cubos
Azeite e sal q.b.

Guarnição:
2 c. sopa de queijo feta, esfarelado
Sementes de Abóbora 

Acessórios:
Tampa-Flor (anti-derrame em silicone, para cozinhar a vapor, evita salpicos na frigideira, no forno e no microondas. A tampa universal)










Leve ao lume a cozer, a abóbora, o nabo, as cenouras e a cebola, tudo cortado em cubos. Tempere de sal e tape com a tampa-flor da Kochblume (com ela colocada terá a certeza de que ao ferver esta não irá derramar e sujar o fogão, o que é bastante chato).



A 5 minutos do fim, coloque sobre a tampa-flor as beldroegas, e tape para que estas cozam ao vapor.
Triture a sopa até ficar em puré junte os raminhos de beldroegas e sirva, guarnecendo com as sementes de abóbora e queijo feta esfarelado.


Beijinho e uma Feliz Sexta-feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!