Pin It button on image hover

Pão Brioche

Um dia destes, ao ver o 24 kitchen apanhei um episódio da Martha Stewart, onde o tema era o "Pão Brioche" e achei que tinha de testar a sua receita pois parecia-me um pão de textura muito fofa e leve.
No dia seguinte depois de jantar, dei inicio à sua preparação pois, como dizia a Martha, era importante que a massa repousasse por 6 a 8 horas e aquela era a hora perfeita para a fazer e deixar depois descansar durante toda a noite no frigorífico.
Só posso dizer que ficou maravilhoso...





6 ovos
1 pitada de sal
510 g de farinha
14 g de fermento de padeiro
5 c. sopa de leite morno
340 g de manteiga, à temperatura ambiente
80 g de açúcar
1 ovo + 1 c. sopa de leite, para pincelar




Bata os ovos com a pitada de sal e aos poucos vá juntando a farinha enquanto vai envolvendo com a vara de arames. Coloque agora na batedeira, batendo em velocidade baixa.
Entretanto numa tigela, desfaça o fermento com o leite morno e adicione depois à mistura de ovos e farinha enquanto esta continua a bater (sempre em velocidade baixa).
Com a ajuda de uma colher de pau, desfaça e envolva a manteiga com o açúcar, até obter uma pasta e vá aos poucos, deitando na massa. Bata por mais 6 a 8 minutos e retire.
Unte uma tigela com manteiga e deite nela a massa. Cubra com película aderente, e deixe repousar por cerca de 2 horas, à temperatura ambiente.
Estas quantidades dão para 2 pães
Após esse tempo, sove delicadamente a massa e coloque de novo no mesmo recipiente e coberto com a película, mas levando agora ao frigorífico por 6 a 8 horas.
Faça pequenas bolas de tamanho idêntico e aconchegue-as na forma ou formas, previamente untadas com manteiga. Pincele com a mistura de ovo batido e leite e deixe a levedar por mais 2 horas (é muito importante respeitar estes tempos de repouso da massa, pois vai resultar num pão muito mais fofo).
Pincele de novo com o ovo e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, por cerca de 35/40 minutos (convém ir sempre vigiando).




Posso dizer que mesmo no dia seguinte se mantinha fresco e muito fofo, experimentem também!
Beijinho e uma doce Quinta-feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!