Pin It button on image hover

Queijinho de Amêndoa

Vi esta deliciosa receita no blogue da querida amiga Maria e pareceu-me tão tentadora, que me atrevi a fazer também ou não fosse eu uma amante de doces conventuais. Dei-lhe este formato e daí o nome de queijinho.
Apesar de calórica, espero que não resistam a experimentar também, quem sabe para colocarem na vossa mesa de passagem de ano e/ou para adoçar o Ano Novo...




Para a massa:
195 g de açúcar
70 g de água
150 g de amêndoa, finamente moída
35 g de leite condensado
30 g de manteiga, à temperatura ambiente
60 g de açúcar em pó

Para o recheio:
100 g de ovo
100 g de açúcar
45 g de água
5 g de amido de milho






Começar por preparar o recheio:
Misture o açúcar com o amido de milho e adicione o ovo, levemente batido. Misture bem e leve ao lume mexendo sempre, até engrossar. Retire e reserve numa tigela, até arrefecer.

Preparação da massa:
Misture a amêndoa com o leite condensado. Leve ao lume a água com o açúcar até a calda atingir os 115 °C (veja com um termómetro). Deite esta calda em fio sobre a mistura de amêndoa e leite condensado. Quando bem misturado, adicione a manteiga e misture de novo, até tudo ficar bem integrado.
Deite esta massa sobre uma superfície de trabalho polvilhada com o açúcar em pó e amasse até conseguir que esta fique moldável e menos pegajosa. Embrulhe em película aderente e deixe descansar por cerca de uma hora.
Estique-a e divida em dois circulo. Espelhe as gemas do centro para as bordas, deixando livre cerca de um centímetro, para depois unir a outra massa ao cobrir e dar assim o formato de queijinho.
Polvilhe com açúcar em pó e, com a ajuda de um maçarico de cozinha, queime um pouco da superfície!

Beijinho e VOTOS DE UM BOM (e doce) ANO, para vós todos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!