Pin It button on image hover

Rubrica "Casa Limpa, Casa Feliz" Cuidar da Roupa

Aqui em casa somos muitos, 6 mais propriamente. Por isso, imaginem o lavar e passar de roupa que me espera semanalmente
Confesso que se não tivesse os aliados perfeitos, esta seria sem dúvida uma tarefa bem mais árdua.
Hoje na minha rubrica, deixo-vos alguns conselhos e dicas, para vos facilitar ambas as tarefas:

 Lavar e Passar a ferro a nossa roupa.



Com a máquina de lavar e secar da Candy, consigo ter a aliada perfeita no que toca a uma boa e eficaz lavagem da minha roupa. Escolhendo o programa mais adequado ao tipo de roupa que estou a lavar e posso ainda escolher um ciclo de lavagem que deixa a roupa perfeita para o ferro isso e usando é claro, um bom detergente e amaciador.
Evite encher demasiado a máquina. Outra dica é diminuírem especialmente no Verão, a velocidade de centrifugação e que a retirem logo, mal termine o programa de lavagem. Estes passos farão com que a roupa saia da máquina com muito menos rugas e vincos.

Antes de colocar a roupa a secar, sacuda-a bem. As camisas, essas dores de cabeça no que toca a passar a ferro, devem ser penduradas em cabides, de forma a que sequem mais rapidamente e não engelhem tanto.

Recolha as peças ainda ligeiramente húmidas para que passar a ferro se torne mais fácil. Principalmente no Verão, deixar a roupa demasiado tempo exposta ao ar quente faz com que algumas peças fiquem mais duras e difíceis de passar. Ter também em atenção onde coloca as molas de modo a evitar marcas.
Vá dobrando a roupa à medida que a recolhe da corda. Há peças que eu particularmente não passo a ferro, dobrando-as logo como é o caso de roupa interior e pijamas.





Com algumas dicas que vos vou deixar e com a aquisição deu um bom ferro a vapor com caldeira como é o caso deste que eu tenho e que é da BrAun, acreditem que a difícil e sempre menos agradável tarefa de passar a ferro vai também passar a ser bem mais fácil. Adoro o meu pois desliza pela roupa como seda e numa só passagem consigo sem esforço, que esta fique sem vincos.
Mas, para além de um bom ferro a vapor como este, recomendo também alguns truques:
Separe as roupas que exigem as mesmas configurações ao passar em pequenos grupos (sedas e cetins de um lado, algodões e resistentes do outro, etc.), para que não perca tempo a ajustar a temperatura diversas vezes o longo desta tarefa. As peças mais grossas devem ser passadas por último, pois é quando o ferro está mais quente.
Outro truque que maximiza o tempo passado no ferro, consiste em colocar uma folha de papel de alumínio, por baixo do tecido da tábua de passar. Este fará com que a temperatura permaneça alta por mais tempo e evitará que tenha de virar a roupa tantas vezes para passar perfeitamente dos dois lados.
Por último, comece pelo mais difícil. Como em tudo, não apenas nas tarefas domésticas, começar pelo que mais custa é sempre boa política. As camisas e calças de fato, são por norma as peças mais difíceis de passar, devendo por isso ser as primeiras.Para passar camisas por exemplo, inicie com a gola, depois passe os punhos e as mangas e, finalize com as costas e a parte da frente da camisa. Como ultima dica aconselho-vos a passar ou logo de manhã pela fresquinha ou imediatamente após retirarem a roupa do estendal. Escolham um local onde possam ver televisão ou ouvir musica o que tornará esta tarefa ainda mais fácil ( só não vale distraírem-se hehehe, não vá queimar a roupa).


Resultado de imagem para base do ferro sujo
Manchas na base do ferro?
Com o ferro desligado e frio, pegue num pano e humedeça-o numa mistura de água e vinagre e uma pitada de bicarbonato de sódio. Passe sobre a base de aço, de forma suave e em movimentos circulares até sair toda a sujidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!