Pin It button on image hover

Bacalhau com Natas

Adoro este prato e já fazia tempo que não o fazia aqui em casa.
Apesar de não haver quem não o saiba fazer (de tão simples que é), aqui fica no entanto a receita deste delicioso prato onde o rei é o nosso bacalhau...







3 lombos de bacalhau
5 ou 6 batatas médias
1 cebola, ás rodelas finas
2 dentes de alho, picados grosseiramente
1 folha de louro
Sal e pimenta q.b.
1 pitada de noz moscada
1 pacote de natas, para cozinhar
1 c. sopa de salsa fresca, picada
Queijo Cheddar, ralado e a gosto






Leve ao lume uma panela com água e assim que ferver coloque dentro os lombos de bacalhau (usei congelados e já sem sal e deixei que descongelassem). Conte 4 a 5 minutos e está pronto. Retire da água e deixe que arrefeçam.
Na mesma água, coloque agora as batatas, cortadas em cubos e coza-as também, por cerca de 10 minutos ou até ver que estão no ponto (não se querem desfeitas). Escorra-as bem e reserve.
Entretanto, faça o refogado levando ao lume um tacho com azeite a que juntam a cebola em rodelas, a folha de louro e os alhos picados grosseiramente. Deixe refogar até ficar tudo bem douradinho.
Assim que o bacalhau tiver arrefecido, desfaça-o em lascas grandes, retirando peles e espinhas.
Junte as lascas de bacalhau ao refogado e envolva bem todos os ingredientes. Rectifique de sal, junte as natas e tempere com pimenta e noz-moscada. Deixe engrossar um pouco e retire do lume.
Numa travessa de ir ao forno coloque entretanto as batatas que havia reservado. Espalhe-as bem pelo fundo da travessa e calque um pouco. Deite a mistura de cebola e bacalhau por cima das batatas e polvilhe a gosto com o queijo cheddar (ou outro da sua preferência).
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C  por 15  a 20 minutos. 
Antes de servir, polvilhe com a salsa picada e acompanhe com uma salada da sua preferência.



Beijinho e um Feliz Fim de Semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!