Pin It button on image hover

Pound Cake de Laranja

Mais uma receita a que não resisiti, vinda do Cozinha Colectiva: o famoso Bolo Inglês ou Pound Cake. Claro que não ficou tão lindo como o do autor mas confesso que o adorei. Um bolo denso e muito mas muito aromático. Daqueles que acho serem perfeitos para fazer companhia a uma bela chávena de chá...





350 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
350 g de açúcar
8 ovos
1 c. de chá de extrato de laranja
2 c. de chá de raspas de laranja
420 g de farinha de trigo
1 c. de sopa de fermento em pó
1 c. de chá de sal
Sumo de 3 laranjas

Ingredientes para acobertura:
1 cháv. de açúcar em pó
2 ou 3 c. de sopa de água ou sumo de laranja.

Acessórios:
Forma  Pão de Anjos redonda da Metalúrgica BakeWare
Espremedor de sumos Borner






Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Unte com manteiga e enfarinhe, uma forma  redonda com buraco (eu usei a forma Pão de Anjos da Metalúrgica). Bata para retirar o excesso de farinha. Reserve.
Na batedeira, e em velocidade média/baixa, bata a manteiga até esta ficar cremosa e só depois adicione aos poucos o açúcar aos poucos De seguida e um a um, junte os ovos batendo bem entre cada adição. Junte depois as raspas de laranja. Peneire a farinha com o sal, o fermento e o bicarbonato e, com a batedeira em velocidade baixa, vá juntando colheradas da mistura de farinha, alternando com o sumo de laranja. e batendo apenas até ficar bem misturada.
Retire e deite a massa na forma. Alise a superfície com a ajuda de uma espátula e leve ao forno a cozer, por cerca de 35 minutos. Após esse tempo, baixe o forno para os 150º C e asse por mais 40 minutos, ou até ao enfiar no centro do bolo um palito, este saia seco.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer por 15 minutos.
Desenforme sobre uma grade e deixe que este arrefeça completamente.

Cobertura:
Entretanto numa tigela coloque o açúcar com a água ou o sumo de laranja e misture bem, até ficar um creme liso, homogéneo e brilhante. Espalhe uma camada fina sobre o bolo e deixe secar.

Dica: Se optarem por fazer meia receita, levem o bolo a assar a 170ºC.  por cerca de 40 minutos.


2 comentários:

  1. Mariana, fiquei muito muito feliz em ver o bolo por aqui, e em fotos tão lindas! Muito obrigado pela confiança em testar e pela citação tão simpática! Que bom que você também gostou da receita! Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Adoro bolos de laranja! A minha avó paterna fazia um muito bom, ficava húmido porque levava uma calda por cima. Nunca mais me vou esquecer do sabor. Beijinhos!
    Susana

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Voltem sempre!