Pin It button on image hover

Bolo Chiffon de Chocolate e Vinho do Porto

Normalmente um bolo de chocolate é ou quer-se denso, mas este é precisamente o oposto sem deixar ao mesmo tempo de ser maravilhoso.
Cheio de sabor mas tão fofo e leve, que parece que "voamos" junto com ele, a cada dentada.
Fi-lo na minha kCook da Kenwood que mais uma vez não me desiludiu, deixando perfeito este Chiffon de Chcolate, com um toque de vinho do Porto. Experimentem também!






6 ovos
1 c. chá de cremor tartaro
180 ml de óleo
100 ml de água
20 g de Vinho do Porto
200 g de açúcar
100 g de cacau puro (usei da belbake) , em pó
250 g de farinha para bolos







Na taça da kCook com o acessório batedor, coloque as claras e o cremor tártaro. Bater por 5 minutos na Velocidade 6 e, no ultimo minuto ajuste para a Velocidade 8.
Retire as claras para uma tigela e reserve.
Coloque agora na taça sem a lavar e usando o mesmo acessório, as gemas, o óleo, o açúcar, o vinho do Porto e a água e programar 37º C, 5 minutos, velocidade 6. Juntar a farinha e o cacau em pó e programar 30 segundos, velocidade 8.
Deite o creme na forma para bolo chiffon (usei esta da Metalúrgica), e leve ao forno por cerca de 50 minutos a 160ºC.



Deite a forma de cabeça para baixo e deixe que arrefeça completamente. Depois do bolo totalmente arrefecido, passe uma faca de lâmina lisa pelas laterais da forma e em torno do tubo central, e com cuidado ir descolando, empurrando o fundo falso. (o meu caiu logo passado uns minutos e nem foi preciso descolar nada).
Sirva simples ou decore-o a gosto mas, mais que a decoração o bom está no sabor e na leveza deste magnífico bolo, que aconselho a que experimentem também...




1 comentário:

Obrigada pela visita. Voltem sempre!