Pin It button on image hover

Pão Simples de Espelta na Cocotte

Um dia destes a ver o programa da Donna Hay guardei na cabeça esta receita que vos trago (embora com ligeiras adaptações e o facto de ter reduzido a metade, todos os ingredientes), e embora sendo um pão mais pequeno, acredito que tenha ficando tão delicioso quanto o dela pois aqui, ninguém lhe resisitiu e foi logo devorado por todos...





310 ml de água morna
1 c. de sobremesa de mel
1 c. de chá de fermento seco Fermipan
480 g de farinha de espelta
2 c. de chá de sal
65 ml de azeite extra-virgem Oliveira da Serra





Coloque num pirex, a água, o mel e o fermento. Mexa e deixe repousar um pouco.
Coloque na batedeira, a farinha com o sal e, usando o gancho para massas e a uma velocidade baixa, bata enquanto vai juntando a pouco e pouco, a mistura de água e fermento assim como o azeite. Amassar por cerca de 10 minutos ou até sentir a massa lisa e elástica.
Transfira a massa para um pirex largo, untado com azeite e cubra com um pano de cozinha. Reserve em lugar quente por uma hora e meia a duas horass ou até que tenha dobrado de volume.
Pré-aqueça o forno a 200ºC e coloque dentro uma panela de ferro (usei a minha da Staub).
Assim que estiver bem quente, polvilhe-a levemente com farinha. Retire a massa do pirex e molde-a, dando o formato desejado, colocando depois e cuidadosamente dentro da cocotte, de modo a não se queimar. Polvilhe a superficie com farinha e faça uns cortes com a ajuda de uma faca.
Tape e leve ao forno por 30 minutos. Após esse tempo, retire  a tampa e deixe cozer por mais 20 minutos.


Espero que gostem, e experimentem também fazer este delicioso pãozinho de espelta da sempre inspiradora Donna Hay!

2 comentários:

Obrigada pela visita. Voltem sempre!