Pin It button on image hover

"Elvira" e uma Doce Homenagem!

Recentemente, quem pertence a este mundo dos blogues culinários, soube com muita tristeza, do falecimento da Elvira, a "mãe" dos bloggers culinários em língua portuguesa, Era assim que ela se definia e muito bem, pois com toda a justiça, a Elvira foi pioneira e para nós bloggers. Foi e será sempre uma inspiração e referência por todos os motivos e mais algum. Era uma mulher sofrida pois a vida foi-lhe madrasta no viver e na doença, mas não deixava de ser forte e nos transmitir muita garra e recordo sobretudo o seu sorriso e o seu lado rebelde de ser e de estar na vida.

Todos os dias me lembro de ti minha querida Elvira e sinto um vazio e tristeza, como se de um familiar meu se tratasse. Assim, e de onde quer que estejas, aqui fica uma homenagem e não achei nada melhor do que reproduzir uma receita tua,  uma vez que com as palavras não levo grande jeito. Aqui ficam por isso os teus Pasteis de Nata pois é com doçura, que eu te quero e vou sempre recordar!





400 g de massa folhada
300 g de açúcar
6 gemas + 2 ovos
5 dl de leite
2 colheres (sopa) de farinha
1 dl de água
Farinha para polvilhar
Manteiga para untar






Tábua personalizada da "Loja das Tábuas"



Pré-aquecer o forno na temperatura máxima (250ºC, no meu caso). Untar forminhas de alumínio com manteiga. Reservar.
Estender a massa folhada na bancada polvilhada de farinha com o auxílio de um rolo até ficar fina. Sacudir a farinha e pincelar um dos lados da massa com água. Recortar rodelas de massa de tamanho adaptado ao das formas. Forrar as forminhas com as rodelas de massa, com o lado molhado para fora, pressionando bem com a ponta dos dedos.
Colocar a água e o açúcar num tachinho. Levar ao lume, mexendo, até obter o ponto de fio*. Reservar.
Numa tigela, bater as gemas com os ovos. Juntar a farinha previamente dissolvida num pouco de leite, o leite restante e mexer muito bem. Adicionar a calda de açúcar em fio, mexendo sempre.
Levar o preparado ao lume, em banho-maria, mexendo sem parar por 10 minutos. Retirar o creme do lume e dividí-lo pelas formas.


Colocar as formas no tabuleiro do forno e levar a dourar a 250ºC por aproximadamente 25 minutos, ou até os pastéis ficarem bem douradinhos.
Retirar os pastéis do forno e deixar arrefecer. Desenformar e servir, acompanhando com açúcar e canela em pó à parte.

Ponto de fio : consegue-se atingir o ponto de fio quando, ao retirar um pouco de calda com uma colher ou um garfo, se forma um fio fino que acompanha o movimento ou com um termómetro até atigir os 100ºC.


Obrigada Elvira por esta, e todas as receitas e ensinamentos que nos deixaste...


3 comentários:

  1. Mariana também a conhecia virtualmente, adorava o blogue dela... concordo com tudo o que disseste.. é uma bonita homenagem amiga. E os pastéis tem um aspecto delicioso. bjinho doce

    ResponderEliminar
  2. Olá Mariana parabéns pela doce homenagem à Elvira. Sem dúvida mesmo que foi um dos primeiros blogs que descobri e sempre acompanhei. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Que bela maneira de homenageares.
    Não a conhecia mas foi dos primeiros blogues a inspirar-me e a fazer crescer o bichinho. Fiquei triste saber que ela nos deixou e como deixou. Que tenha conseguido encontrar a paz que tanto desejava.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/10/world-bread-day-e-um-pao-pizza-de.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Voltem sempre!