Pin It button on image hover

Feijoada Simples com Carne e Acelgas

Diria que é uma feijoada menos elaborada, com menos ingredientes que a tradicional feijoada, mas que, embora mais simples fica igualmente deliciosa e reconfortante. E como eu andava com saudades de comer uma, lá foi o nosso almoço um dia destes...





1 molho de Acelgas Suiças
400 g de feijão manteiga, seco para demolhar
400 g de vitela, para estufar/cozer
400 g de entremeada
1 chouriço
1 farinheira
1 cebola grande
3 dentes de alho
Sal e pimenta moída Margão q.b.
1 malagueta
2 tomates maduros
2 folhas de louro
2 cenouras
Azeite q.b.
Meia lombarda ripada (com a mandolina Borner)



Acelgas Suiças


De véspera, coloque o feijão a demolhar em água.
Limpe bem a entremeada e tempere de sal grosso assim como à vitela e deixe também de um dia para o outro, reservando no frigorífico.
No dia, leve o feijão e as carnes a cozer, em água temperada de sal, um fio de azeite e a folha de louro,  a cozer na  panela de pressão (usei a minha Clipso Minut Perfect da Tefal).
Faça um refogado com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Junte o louro e a malagueta e, assim que a cebola estiver translucida, junte os tomates em pedaços. Deixe refogar um pouco e junte então as carnes cozidas, o feijão e um pouco do caldo da cozedura, de modo a ficar caldoso. Deixe cozinhar e apurar. A meio do tempo refresque com um pouco de vinho branco (opcional). Finalmente junte as rodelas de chouriço, farinheira (enchidos previamente cozidos e cortados ás rodelas), a couve lombarda ripada e as folhas de acelgas, rectificando de sal e pimenta, moída na hora. 
Quando estiver tudo bem cozido e apuradinho, retire. 
Sirva com arroz branco.



Beijinho e boa semana!

1 comentário:

Obrigada pela visita. Voltem sempre!