Pin It button on image hover

Galette Des Rois

 Galette dos Reis ou frangipane, é a proposta de hoje em pleno Dia de Reis.
E se aqui em Portugal por norma e tradição, comemos o famoso Bolo Rei, já os Franceses têm esta sobremesa igualmente deliciosa embora diferente mas muito simples de fazer.
Ainda mais se tiverem o vosso robot de cozinha à mão.





Para o açúcar em pó:
500 g de açúcar

Para a Galette:
2 placas de massa folhada (de compra ou caseira)
100 g de açúcar em pó
60 g de manteiga macia
2 ovos
180 g de farinha de amêndoa
Raspa de uma vagem de baunilha (opcional)
3 gotas de extracto de amêndoa ou 2 c sopa de rum
1 ovo para pincelar, batido com uma pitada de sal

(opcional)Creme de Ovos:
1 c. sopa, de farinha maizena
180 g de açúcar
280 ml de água
8 gemas

Coloque na taça da Companion com o acessório batedor, a colher de farinha, o açúcar, as gemas e a água e seleccionar o Programa Sobremesas mas a 95ºC, por 5 minutos e na velocidade 7.
Retire o creme para uma taça ou pirex, mexa vigorosamente e reserve para que arrefeça.






Pré-aqueça o forno a 180 ° C.
Na taça da Companion com a lâmina da amassar/triturar, deite o açúcar. Forre o cesto pela parte de fora com folha de alumínio e coloque dentro da taça. Programar Pulse por um minuto. Depois 4 minutos Velocidade 12. Reserve o que não precisar em recipiente seco e bem fechado. (Dica que vi no grupo de facebook dedicado à Companion e que funcionou na perfeição).



P.S.- No passo seguinte e que descrevo abaixo,  vai usar-se farinha de amêndoa. Caso só tenha amêndoa inteira, siga os mesmos procedimentos para o açúcar (acima indicados). Vai ver que consegue uma amêndoa em pó, perfeita.

Na taça da Companion limpa e seca, coloque agora a manteiga amolecida e o açúcar em pó. Misture por 30 segundos na Velocidade 8. Junte a amêndoa em pó e misture por mais 15 segundos na Velocidade 7.
Troque a lâmina de amassar/triturar, pelo acessório batedor junte a raspa da baunilha, o extracto de amêndoa e misture 40 segundos na velocidade 7, enquanto pela tampa vai juntando os ovos (um de cada vez).



Dica opcional: Como em alguns sites e blogues vi que também é usual juntar a este creme de amêndoa, o creme pasteleiro, resolvi antes fazer o creme de ovos que convosco partilhei na receita do Tronco de Natal, e juntar ao creme de amêndoa, envolvendo ambos muito bem. Mas esta parte como vos digo é opcional e podem optar por fazer e rechear a galette, apenas com o creme de amêndoas.

Disponha depois um dos círculo de massa folhada na bancada e sobre o papel vegetal onde vem envolvida. Coloque por cima o creme, deixando 2 cm de massa livre em redor. Humedeça essa parte, pincelando-a com água.
Coloque o segundo disco de massa folhada, pressionando-a bem nas bordas, de modo a ficarem bem unidas em todo o redor.
Pincele com o ovo batido e reserve no frigorífico por cerca de uma hora. Retire, e sobre a massa e com o auxílio de uma faca de lâmina fina, mas sem a perfurar, faça pequenos desenhos a gosto. Finalmente faça uns furinhos, para que a massa respire e fique com o efeito de chaminé.



 Leve ao forno pré- aquecido a 180° C, por cerca de 20 minutos, baixe depois a temperatura para os 160ºC e mantenha a cozer por mais 10 a 15 minutos. (se usarem massa folhada caseira talvez demore um pouco mais a cozer).
Sirva, decorada a gosto. Eu optei apenas por polvilhar com açúcar em pó.



Um beijinho e um feliz Dia de Reis!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!