Pin It button on image hover

Folar de Carnes

Hoje levantei-me bem cedinho e fui logo e literalmente, colocar as mãos na massa pois Páscoa que é Páscoa, tem que ter o belo do folar. E, sendo o marido transmontano, ainda mais faz sentido e faz também ele questão, de o ter sempre na mesa nestes dias, para se ir petiscando ao longo do dia.


A diferença do folar deste ano, é que fiz sem usar qualquer robot de cozinha, pelo que só as mãos foram usadas...


1 kg de farinha de trigo, sem fermento
1 saqueta de fermento de padeiro Condi
1 c.de chá de açúcar
20 cl de leite morno
150 g de manteiga sem sal, derretida
50 g de azeite
10 ovos
1 c.de café de sal fino
Carnes a gosto, cortadas em cubos ou em fatias: usei presunto, chouriço, bacon, e fiambre perna extra Pimentas da Primor (uma deliciosa novidade, que encontram em qualquer Pingo Doce).






Numa tigela ou pirex, coloque metade do leite que aqui deve estar morno, o fermento de padeiro e o açúcar. Cubra com um pano limpo de cozinha, e leve ao forno previamente aquecido a 50ºC, mas já desligado, de modo a que a mistura possa levedar e aumentar de volume em lugar aquecido (cerca de uma hora).
Findo esse tempo, junte então o azeite e a manteiga derretida, batendo com uma colher de pau.
Bata os ovos e junte-os à mistura, assim como o restante leite.
Finalmente, incorpore a farinha amassando bem com as mãos até que a massa ganhe elasticidade (poderá ser necessário, acrescentar um pouco mais de farinha).
Deixe a massa levedar em lugar quente e seco (guardei no forno novamente), e deixe por mais uma hora.
Quando a massa tiver dobrado de volume, deite-a sobre uma superficie enfarinhada e amasse-a novamente à mão por mais uns minutos.
Unte uma forma redonda alta com azeite, forre com papel vegetal e unte de novo com azeite (eu fiz dois pequenos e usei duas cocottes de ferro sendo uma redonda e outra rectangular).
Com as mãos untadas, espalhe um pouco da massa de modo a cobrir o fundo e cubra com as carnes a gosto. Espalhe mais um pouco de massa, e de novo mais pedaços ou fatias de carnes e assim sucessivamente, sendo a ultima de massa.
Pincelar a superfície com uma gema de ovo batida com uma colher de sopa de água e levar ao forno a cozer a 180ºC por 40 a 45 minutos.


Nota: estas quantidades, deram para fazer dois folares pequenos, mas pode optar por fazer só um ficando por isso bem maior.


Beijinho e uma Páscoa Feliz para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!