Pin It button on image hover

Croissants na KitchenAid

Simples, mas também com a minha batedeira da KitchenAid tudo parece mais fácil. O que dá mesmo trabalho (se assim se pode chamar) é a junção da manteiga à massa, o deixar repousar e o deixar em repouso de novo e assim sucessivamente, de modo a conseguir uma massa leve e crocante. Valeu mesmo a pena estes croissants, que fizeram a delícia de toda a família.






500 g de farinha
50 g de açúcar
10 g de sal
15 g de fermento de padeiro
150 ml de leite
150 ml de água
1 ovo batido





Bata todos os ingredientes com o gancho da vossa KitchenAid, por cerca de 5 minutos ou até a massa começar  a descolar dos lados da taça. Retire e deixe a massa descansar dentro da taça, por cerca de 2 horas.



Estique depois a massa com a ajuda de um rolo, dando-lhe a forma de rectângulo.
Coloque sobre uma folha de papel vegetal 250g de manteiga sem sal e à temperatura ambiente. Cubra com outra folha de papel vegetal e bata com o rolo para a amolgar e depois estique dando-lhe também o formato rectangular. Coloque a manteiga sobre metade da massa esticada, cobrindo-a com a restante massa, como se fosse um embrulho, selando bem as pontas. Sobre uma superfície enfarinhada, ora bata ora estique a massa com a ajudo do rolo, calcando bem de modo a envolver a manteiga na massa. Leve depois ao frigorífico por cera de 30 minutos embrulhada em papel vegetal. Repita o processo, embrulhando a massa como se fosse um envelope e bata de novo a massa e estique novamente sempre em formato rectangular.
Leve de novo ao frigorífico e repita o processo de bater e esticar por mais uma ou duas vezes.
Corte depois o rectângulo a meio no sentido do comprimento, criando duas tiras compridas e depois corte em rectângulos com cerca de 7 cm de base fazendo ainda um corte de 1 cm no centro da base.  Isto irá ajudar na hora de enrolar o croissant pois a base será mais flexível a abrir.
Comece então a enrolar pela base mas sem apertar demasiado.
Disponha num tabuleiro, forrado com papel vegetal mas deixando um espaço entre cada croissant pois eles vão crescer um pouco. Pincele cada croissant com o ovo batido. Deixe à temperatura por mais 2 horas.






Leve depois ao forno por 20 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!