Pin It button on image hover

Pavlova de Aquafaba

Se acham o termo Aquafaba esquisito não se admirem pois até eu estranhei quando ouvi falar pela primeira vez. Mas na verdade, de esquisito nada tem pois aquafaba, mais não é do que o líquido de cozedura do grão-de-bico. (e que usei nesta receita de hoje).
Esclarecidos? Ainda com dúvidas? Ora pesquisem pela internet e saibam mais sobre este substituto ás claras com que normalmente fazemos os suspiros e pavlovas.
Vejam também este meu post de hoje (o primeiro em que uso este ingrediente, para este fim) e como de repente se faz magia e a água, se transforma de repente num merengue bem firme e brilhante, usando mais alguns truques claro, oram vejam:



Nota importante: foi a primeira experiência com aquafaba por isso não ficou uma pavlova perfeita mas para primeira vez, também acho que não ficou má de todo e deliciou-nos a todos.







150 ml de líquido de cozedura do grão (Aquafaba)
220 g de açúcar fino
1 pitada de Cremor Tartaro Condi (ou 1 c. chá de vinagre de sidra)
1 c. de chá de amido de milho









Pré-aqueça o forno a 150° C. Usando um lápis, desenhe um círculo com a ajuda de uma tigela, numa folha de papel vegetal. Reserve.
Coloque na taça da KitchenAid a aquafaba  (o líquido de cozedura de uma lata de grão cozido e de preferência com pouco sal). Comece a bater, usando a pinha e na velocidade média e aos poucos aumentando até à velocidade máxima por cerca de 8 minutos ou até ficar bem firme:


Ao fim desse tempo, junte a pouco e pouco o açúcar batendo mais 4 a 5 minutos mas agora diminuindo um pouco a velocidade. Finalmente, junte o cremor tartaro (ou vinagre de sidra), assim como a maizena.


Com a ajuda de uma colher, espalhe o merengue dentro do círculo, criando uma pequena cratera, tornando os lados um pouco mais altos do que o meio.


Coloque o merengue no forno e asse por 1 hora e um quarto a 1 hora e meia.
Desligue o forno e deixe a pavlova arrrefecer por completo dentro do forno.

Na hora de servir decore a gosto (lemon curd ou curd de mandarinas e frutas frescas a gosto).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!