Pin It button on image hover

Lombo de Porco com Ananás e Bacon

A carne de porco entra pouco ou quase nada na ementa cá de casa mas como Alentejana, de vez em quando não resisto a uma carne frita com pimentão (carne à alentejana) ou também à peça de lombo que normalmente gosto de rechear, para que fique mais suculenta.
Existem as mais variadas opções mas desta vez, saiu um recheio com ananás e o delicioso bacon da Primor.



1 lombo de porco
1 metade de um ananás, em rodelas e sem o centro
Naco de Bacon Extra da Primor, cortado em fatias finas
3 dentes de alho
3 dl de vinho branco
Azeite q.b.
1 c. de sobremesa de colorau Margão
1 folha de louro
1 raminho de alecrim
Sal e pimenta moída na hora Margão q.b.
1 limão
Fio de cozinha


Prato decorado e em barro Feira da Louça


Arranje o lombo, fazendo-lhe um corte no sentido do comprimento sem separar as metades, dando-lhe a forma rectangular. Tempere de sal e pimenta moída na hora.
Corte o ananás em meias rodelas e coloque-as sobre a carne, assim como algumas fatias de bacon. Feche, enrolando a carne sobre si e ate depois o lombo com o fio de cozinha. Disponha num tabuleiro de ir ao forno e reserve.
Numa tigela, coloque os dentes de alho picados, o azeite , o sumo de meio limão (reserve a outra metade e corte em quartos, para juntar ao assado),o vinho branco, o colorau e sal e pimenta a gosto. Envolva muito bem e regue depois o lombo com esta mistura. Junte a folha de louro, o raminho de alecrim e deixe a carne repousar e tomar gosto, por pelo menos 30 minutos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 45 a 50 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho e, se necessário junte também um pouco de água. Nos últimos 10 minutos, colocar sobre a carne mais umas fatias de bacon.
Servi com um arroz de forno, com cubinhos de bacon.


Beijinho e uma Feliz Terça-feira para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Voltem sempre!